RESENHA: Toda poesia, Paulo Leminski

E aí, pessoal! Tudo bem?

Cá estou eu aqui de novo para fazer uma nova resenha pra vocês! \o/
Dessa vez, pensei em sugerir algo relacionado à literatura contemporânea. E nada melhor do que escolher Paulo Leminski para ser o tema da resenha desta semana.

QUEM É PAULO LEMINSKI?
Tornou-se conhecido por ter inventado seu próprio jeito para escrever poesias, fazendo trocadilhos e brincando com ditados populares. 
Nome: Paulo Leminski Filho
Nascimento: 24/08/1944 - Curitiba, PR.
Ocupação: Poeta (Mas também foi professor de História e de Redação em cursos pré-vestibulares, diretor de criação, redator de publicidade, tradutor e compositor)
Principais obras poéticas: Capricho e Relaxos, La Vie en Close, Não Fosse Isso e Era Menos / Não Fosse Tanto e Era Quase
Filhos: 2 meninas, Áurea e Estrela Ruiz Leminski.
Falecimento: 07/06/1989, de Cirrose Hepática

****Dica da Drê: Querem conhecer um pouco mais sobre a vida de Leminski? Assistam o documentário "Ervilha da Fantasia"e "Paulo Leminski - O coração de um poeta"

TODA POESIA
É uma coletânea que reúne poemas publicados nos livros Quarenta Clics em Curitiba(1976), Caprichos & Relaxos(1983) e Distraídos Venceremos (1987). Além de La Vie en Close(1991), O Ex-Estranho(1996), Winterverno(2001) e Poemas Esparsos que foram publicados após a sua morte. A evolução e maturidade do autor ao longo dos anos são notáveis ao longo da leitura. Leminski trata de assuntos como vida, sofrimento, cotidiano, amor e morte com uma visão muito particular e sincera.

O QUE ACHEI DO LIVRO?
Sempre ouvi falar de Leminski mas nunca havia lido nada sobre ele. Foi então vi uma publicação no facebook com o verso de algum poema dele e na hora pensei: "NECESSITO LER ALGO DESSE CARA!". Escolhi começar a navegar no mundo de Paulo Leminski através de "Toda Poesia", e este livro foi a minha melhor escolha!
Durante a leitura, adorei os poemas visuais (poesia concreta) e fiquei admirada com a sinceridade, objetividade e ritmo dos seus poemas. O mais legal é que, através deles fui conhecendo um pouquinho da personalidade e dos gostos do autor sem ter lido nenhuma biografia sobre ele até então. Leminski era cômico, intenso, amante da MPB e da Natureza. Praticava Hai Kai e não possuía religião definida. Não escrevia muito sobre o amor. Dos poucos poemas relacionados a este tema, sinto que ele sempre aponta uma visão meio pessimista.  Mas mesmo assim, ele é profundo, intenso e expressa seus sentimentos de forma que toca a nossa alma com seus poemas.
Enfim, "Toda Poesia" é um livro que COM CERTEZA tem estar na sua estante! Ainda mais para os amantes de poesia (e os que querem se aventurar neste universo. Nem preciso dizer que ADOREI, né? rs Dêem uma olhadinha!


A vida é as vacas
que você põe no rio
para atrair as piranhas
enquanto a boiada passa

Contranarciso

em mim
eu vejo o outro
e outro
e outro
enfim dezenas
trens passando
vagões cheios de gente
centenas

o outro
que há em mim
é você
você
e você

assim como 
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós


quando eu tiver setenta anos 
então vai acabar esta adolescência

vou largar da vida louca
e terminar minha livre-docência

vou fazer o que meu pai quer
começar a vida com passo perfeito

vou fazer o que minha mãe deseja
aproveitar as oportunidades
de virar um pilar da sociedade
e terminar meu curso de direito

então ver tudo em sã consciência
quando acabar esta adolescência

passe a expressão

Esses tais artefatos
que diriam minha angústia,
tem umas que vêm fácil,
te muitas que me custa.
Tem horas que é caco de vidro,
meses que é feito um grito,
tem horas que eu nem duvido,
tem dias que eu acredito
Então seremos todos gênios
quando as privadas do mundo 
vomitarem de volta 
todos os papéis higiênicos

MINHA NOTA: 10! (óbvio!!!)
Deixem nos comentários indicações de livros!Quero muito saber o que vocês andam lendo! Ou se você já lerem, me digam o que acharam, tá? beijinhos! <3

O livro está custando R$42,30 no site da saraiva
http://www.saraiva.com.br/toda-poesia-4706584.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário