RESENHA: Liberdade Crônica, Martha Medeiros

E aí, pessoal! Tudo bem?

Essa é a minha primeira resenha aqui no blog, então resolvi começar com um livro que me marcou muito este ano: Liberdade Crônica, de Martha Medeiros. Comprei-o na "Festa do livro da USP", no final de 2015 pela metade do preço original! Foi amor a primeira vista! <3

OBS: Antes de começar, a minha ideia é criar um modelo de resenha mais dinâmico e objetivo. Deixem nos comentários se gostam deste formato, ok?

COLEÇÃO CRÔNICA:
É o nome dado aos 3 livros da série que reúne crônicas antigas escritas por Martha Medeiros ao longo de seus 20 anos de carreira.  Além de "Liberdade Crônica", há também "Felicidade Crônica" e "Paixão Crônica".

QUEM É MARTHA MEDEIROS?
Martha Medeiros iniciou a sua carreira na área da comunicação, trabalhando há muitos anos com publicidade. Porém, com o passar do tempo, resolveu se dedicar exclusivamente à literatura e às colunas de jornal. Martha Medeiros tem cerca de 30 obras publicadas, sendo que algumas viraram adaptações para o teatro e o romance "DIVÃ" tornou-se uma série e filme da globo. É colunista dos jornais Zero Hora (RS), Diário Catarinense (SC) e O Globo (RJ). Vive em Porto Alegre com as duas filhas. Está com 54 anos.

LIBERDADE CRÔNICA

Reúne as melhores crônicas de 20 anos de carreira da escritora, tendo como base o tema LIBERDADE. Os textos são divididos em categorias como "Fé e equilíbrio", "A mulher contemporânea", "No divã" e etc. Com uma linguagem simples e de fácil compreensão, Martha Medeiros faz com que os leitores reflitam sobre a busca por liberdade e equilíbrio de forma bem humorada e sem papas na língua.

O QUE ACHEI DO LIVRO?
Esse é o primeiro livro que li da Martha Medeiros. Quando o vi na feira de livros, o que me chamou atenção (além da capa, que é bem bonita por sinal) foi o título. Se tem uma coisa que todo mundo deseja na vida hoje é a liberdade, seja ela sexual, de expressão, de pensamento, de tomar as próprias decisões.... Ainda mais hoje diante da busca incessante de acabar com os tabus que foram levantados ao longo da história da nossa humanidade. Fiquei impressionada com a opinião forte da autora sobre vários assuntos polêmicos como o feminismo e religião, por exemplo. Durante a leitura, me identifiquei e refleti bastante, como por exemplo nestes trechos a seguir:

"A gente perde muito tempo pensando na nossa imagem, no nosso futuro, nos nossos problemas, nas nossas vitórias, no nosso umbigo [...]
É a era o egocentrismo, somos vítimas de um encantamento por nós mesmos, mas, como toda relação,  essa também desgasta. Fazer o quê? Esquecer um pouco de quem é, esquecer da primeira pessoa do singular, das nossas existências isoladas, e pensar mais no que representamos todos juntos. Ando cansada de tantos eus, inclusive do meu"
(Intoxicados pelo eu, página 252)

" A liberdade é politicamente incorreta. A liberdade é personalista. A liberdade não se veste bem, não tem bons modos, não liga para o que os outros vão dizer. Ser absolutamente livre tem um ônus que poucos se atrevem a pagar."
(Picasso e a arte dos desiguais, página 59)

"Música até combina com bebida, mas com refeição, o ideal é som eletrônico em volume civilizado ou nada. Comovo-me profundamente quando vejo alguém tocar seu violãozinho e cantar qualquer coisa inaudível enquanto o pessoal avança sobre estrogonofes e fricassês: é o auge do desespero profissional. Nem Frank Sinatra conseguiria o silêncio e a reverência de uma plateia a quem, além de ser servida A VOZ, fosse servido também camarão ao curry. Ou se tem música ao vivo ou se tem comida ao vivo. Como dueto, é uma desafinação só"
(Música x Comida, página 73)

Haha esse último trecho que mencionei é MARAVILHOSO! Quem é convidado para se apresentar em eventos que há comida, sabe o quanto é complicado chamar atenção das pessoas! kkk

Enfim...
Adorei o livro! Achei divertido e gostoso de ler! Super recomendo!

MINHA NOTA: 10!




O livro está custando R$32,90 na livraria Saraiva
http://www.saraiva.com.br/liberdade-cronica-7897622.html

Deixem nos comentários indicações de livros!Quero muito saber o que vocês andam lendo!

Big beijo! <3

Andrezza Santos

18 comentários:

  1. Liberdade é tudo!!!! Adorei a resenha e fiquei curiosa para ler o livro!! Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Adriana, fico muito feliz que tenha gostado! Com certeza isso me motiva a escrever ainda mais resenhas e produzir conteúdos diferentes aqui na minha sessão no Blog. Continue sempre acompanhando, viu?
      Depois que você ler o livro, me conta o que achou, ok?
      beijos <3

      Excluir
  2. Cara, sempre vejo os livros dela por aí mas nunca me instiguei a comprar hahaha Não sei porque. Mas atualmente estou relendo a saga A Maldição do Tigre, da Colleen Houck, conhece? É uma saga maravilhosa e as capas são apaixonantes. Super vale a pena se você curte um romance + ficção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está perdendo tempo, Samantha! hahaha A obra dela é maravilhosa! Sabe aquela sensação de "Estou sendo compreendida de verdade" ou "Existem pessoas no mundo que passam pelas mesmas situações que eu"? É bem isso. Uma leitura bem leve!
      Sobre a sua indicação, já anotei! Fiquei curiosa pra ler!
      Beijo <3

      Excluir
  3. Livro divertido e gostoso de ler é comigo mesmo, a gente nem percebe e o livro já acaba. Já quero ler esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha!
      Com certeza! Leia sim! Você vai adorar!
      Depois me conta o que achou! =D

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sempre vejo elogios sobre essa autora e seus livros. Me convenceu, vou procurar um livro dela e ler! Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuul! Essa é a minha função! rsrsrs
      Leia sim, Pah! Você vai ADORAR!
      Depois me conta aqui se você gostou, viu?
      bjs
      <3

      Excluir
  6. Que legal, nunca li nada dela, mas sempre ouço falar muito bem, adorei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada dela, assim como aconteceu com você a capa também me chamou a atenção!
    Gostei muito da resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu estava com um pouco de medo do vocês iam achar (rsrs), mas fico MUITO feliz que tenha gostado! RECOMENDO SUPER este livro!
      A cada 15 dias teremos resenhas e posts novos! Fique sempre ligadinha, viu?
      Beijo! <3

      Excluir
  8. Que blog perfeito! Amei a resenha! Já vou colocar na minha lista pra ler :)

    ResponderExcluir